Os anúncios do Facebook realmente funcionam? Sim, eles funcionam!
Veja o que você precisa saber sobre eles e como configurar sua primeira campanha.
IMPORTANTE: Para entendimento, quando ler Facebook, entenda que nos referimos ao Meta (Facebook e Instagram, considerando suas variações).
Vamos ao elefante na sala. Os anúncios do Facebook estão brigando.
O Facebook está lutando contra uma ação judicial contra suas métricas de alcance . E a campanha publicitária personalizada do Facebook para combater a App Tracking Transparency (ATT) da Apple não está indo bem.
Mas a verdade é que os anúncios do Facebook realmente funcionam.
Com atualizações como controles de exclusão , uma nova API de conversões que permite extrair dados diretamente do seu servidor para o Gerenciador de Anúncios e transparência sobre os dados que o Facebook está coletando, essa rede social não mostra sinais de desaceleração.
A seguir, explicarei como e por que os anúncios do Facebook funcionam, diferentes tipos de anúncios do Facebook e como começar a criar seu primeiro anúncio do Facebook.
Sumário
ToggleEntão, os anúncios do Facebook realmente funcionam?
A resposta curta: Sim. Os anúncios do Facebook realmente funcionam.
Quer provas?
Em 30 dias, este aplicativo gerou 7.044 instalações depois de gastar US$ 9.821 em anúncios no Facebook.
A BionicGym gerou 9x ROI de seus anúncios no Facebook.
Esta empresa gastou US$ 300.774,82 para ganhar US$ 3,64 milhões em receita com anúncios no Facebook.
Mas há uma ressalva para que os anúncios do Facebook funcionem quando sua empresa é a opção certa para os consumidores dos anúncios. Depende do seu setor! Você deve considerar se o Facebook se alinha ao seu modelo de negócios.
Os anúncios do Facebook nem sempre são a resposta para mais tráfego, clientes ou vendas. Se você é uma empresa com um baixo custo de entrada, como um comércio eletrônico empurrando produtos ou um SaaS que está gerando inscrições, pode ser difícil encontrar sucesso.
Se você não tiver certeza, comece pequeno. Atenha-se a um gasto de anúncio barato de US$ 5 a US$ 10 por dia por 1-2 semanas para testar.
Um histórico rápido do algoritmo de anúncios do Facebook
Originalmente, quando o Facebook lançou seu algoritmo de anúncios, foi baseado em um leilão. Deu prioridade ao lance mais alto.
No entanto, em 2018, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook estaria mudando para priorizar “interações significativas ”.
O Facebook mudou mais para o modelo de experiência do usuário ao integrar o leilão.
O leilão é baseado em:
- Classificação do anúncio.
- Lance do anunciante.
- Taxas de ação estimadas.
- Relevância e qualidade do anúncio.
No entanto, ainda não está claro exatamente como funciona o algoritmo de anúncios do Facebook.
Eric Sodomka, um cientista de pesquisa do Facebook que se concentra em leilões, compartilhou seus insights sobre como o algoritmo de anúncios do Facebook funciona.
Você vai querer assistir isso:
Nessa apresentação, Eric compartilha como o Facebook avalia o conteúdo.
No lado direito, você verá a probabilidade de um usuário específico clicar nesse anúncio.
O Facebook usa esses dados preditivos para decidir a probabilidade de alguém realizar uma ação. Com a arquitetura de análise flexível do Facebook, eles testam vários modelos fora disso.
Se você quiser entrar no âmago da questão, você vai querer mergulhar neste trabalho de pesquisa , Lições Práticas de Previsão de Cliques em Anúncios no Facebook por Joaquin Quinonero Candela, o Diretor de Aprendizado de Máquina Aplicado no Facebook Research.
6 tipos de anúncios do Facebook
Existem seis tipos de formatos de anúncio do Facebook.
Imagem
Tipo de arquivo: JPG ou PNG Resolução: 1080 x 1080 pixels Tamanho do arquivo: 30MB
Os anúncios de imagem do Facebook permitem que os usuários criem visuais com imagens estáticas para impulsionar a ação.
Aqui estão meus segredos para otimizar seus anúncios gráficos do Facebook:
- Mostre exemplos de clientes que usam seu produto.
- Tente evitar o texto. Lembre-se, menos é mais.
- Atenha-se a um tema consistente se estiver executando vários anúncios.
- Sempre use imagens de alta resolução.
Vídeo
Tipo de arquivo: MP4, MOV ou GIF Resolução: 1080 x 1080 pixelsTamanho do arquivo: 4 GB Duração do vídeo: 1 segundo a 241 minutos
Os anúncios em vídeo do Facebook dão às empresas a chance de mostrar sua marca em som e movimento. Eles podem ser vistos no stream, feed ou stories. Você também tem a opção de criar uma apresentação de slides.
Aqui estão meus segredos para otimizar seus anúncios em vídeo do Facebook:
- Apresente um recurso, produto ou serviço exclusivo. Você quer contar sua história.
- Mantenha o público envolvido com clipes de 15 segundos ou menos.
- Atenha-se a uma mensagem por vídeo. Pergunte a si mesmo: Que ação você quer que eles tomem?
Carrossel
Tipo de arquivo: JPG ou PNG Tipo de arquivo de vídeo: MP4, MOV ou GIFResolução: 1080 x 1080 pixels Número de cartões: 2-10 Tamanho do arquivo de imagem: 30 MB Tamanho do arquivo de vídeo: 4 GB
Os anúncios de carrossel do Facebook permitem que você exiba até 10 imagens ou um vídeo em um único anúncio. Cada imagem recebe seu próprio link.
Aqui estão meus segredos para otimizar seus anúncios de carrossel do Facebook:
- Escolha um produto diferente em cada par de imagens, cada imagem de produto com seu próprio link de página de destino.
- Conte uma história convincente que leve as pessoas a deslizar para um formato mais interativo.
- Explicar um processo passo a passo de como um produto ou serviço funciona.
Experiência instantânea
Tipo de imagem: JPG ou PNG Tipo de arquivo de vídeo: MP4 ou MOV Tamanho: 1080 pixels x 1920 pixels Imagens suportadas: Até 20 imagens
Os anúncios de experiência instantânea do Facebook combinam com anúncios de coleção. Os usuários podem assistir a vídeos, deslizar pelos carrosséis e comprar produtos em seu catálogo.
Aqui estão meus segredos para otimizar seus anúncios de coleção do Facebook:
- Tente não reproduzir automaticamente dois vídeos ao mesmo tempo. Isso pode causar vários problemas de reprodução.
- Ignore as legendas de vídeos com anúncios de experiência instantânea.
- Se você estiver usando o recurso title-to-pan, adicione um CTA para que os usuários saibam que podem inclinar para ver mais.
Coleção
Tipo de imagem: JPG ou PNG Tipo de arquivo de vídeo: MP4, MOV ou GIF Resolução: 1080 x 1080 pixels Tamanho do arquivo de imagem: 30 MB Tamanho do arquivo de vídeo: 4 GB
Os anúncios de coleção do Facebook são combinados com anúncios de experiência instantânea. O anúncio de coleção exibe uma foto de capa ou vídeo e quatro fotos de produtos. Quando um usuário clica em uma foto, uma página de destino é exibida para direcionar esse recurso de experiência instantânea.
Aqui estão meus segredos para otimizar seus anúncios de coleção do Facebook:
- Você pode permitir que o Facebook escolha dinamicamente quais produtos você deseja que sejam exibidos. Economiza tempo a longo prazo.
- Tente manter as categorias de produtos com mais de 50 produtos. O Facebook obriga você a emparelhar um mínimo de 4 produtos, mas com as opções escolhidas dinamicamente, o Facebook atenderá à mais popular ou à maior probabilidade de compra.
- Sempre inclua um parâmetro de URL para rastrear dados de anúncios.
Dica bônus: se você não tiver certeza de como escolher o objetivo certo de anúncio do Facebook para suas metas , confira o artigo de Amy Bishop.
Veja como criar um anúncio no Facebook com instruções passo a passo
Antes de mais nada, antes de criar um anúncio no Facebook , você deve criar uma conta do Facebook Ads Manager (se tiver uma página comercial).
Se você não tiver certeza se tem uma conta, tente fazer login no Facebook Ads Manager .
Etapa 1: escolha um objetivo de campanha
O Facebook oferece opções para selecionar entre os seguintes objetivos.
Etapa 2: nomeie sua campanha
Depois de selecionar o objetivo da campanha, você precisa nomear sua campanha junto com o conjunto de anúncios e o anúncio.
Etapa 3: completar os detalhes da campanha
Depois de nomear sua campanha, o Facebook fornecerá mais detalhes da campanha para concluir.
Aqui está um rápido detalhamento de cada um:
Categorias de anúncios especiais
Se seu anúncio estiver relacionado a crédito, emprego, habitação, questões sociais, eleições ou política, você deverá selecionar esta opção. Devido às restrições de alguns países, existem diferentes etapas que o Facebook deve seguir para estar em conformidade legal.
Limite de gastos da campanha
Semelhante à otimização de orçamento, o limite de gastos da campanha deixa de exibir seu anúncio quando esse limite é atingido. O Facebook enviará uma notificação para informar que o limite foi atingido, para que você tenha a opção de mantê-lo em execução, se desejar.
Testes A/B
O Facebook permite que os gerentes de anúncios testem criativos, público e posicionamento para descobrir a campanha com melhor desempenho. Se você selecionar essa opção, o Facebook fará automaticamente disso o teste A/B.
Otimização do orçamento da campanha
Isso permite que você defina um orçamento no nível da campanha. No passado, o Facebook só permitia que os usuários definissem isso em um nível de conjunto de anúncios, o que causava muitas complicações ao alocar orçamentos para diferentes públicos.
Eu recomendo usar isso se você estiver iniciando uma campanha em uma fase de aprendizado ou facilitando o gerenciamento da campanha ou se estiver segmentando para obter mais conversões ou um custo por anúncio mais baixo. Se você estiver segmentando um público de super nicho, convém evitar isso.
Etapa 4: escolha o orçamento, a programação, o público e a entrega
Este é o meu passo favorito na criação de anúncios no Facebook. É onde a pesquisa e os dados começam a se unir.
Primeiro, você pode escolher para onde deseja direcionar o tráfego.
Em seguida, você pode ativar o criativo dinâmico se quiser que o Facebook gere variações automaticamente, dependendo do público com maior probabilidade de engajar.
Você vai querer emparelhar isso com canais automáticos que abordarei abaixo.
Estes são meus novos conjuntos de anúncios favoritos do Facebook. O Wordstream obteve 60% mais conversões depois de usar anúncios criativos dinâmicos em apenas 30 dias.
Você também pode usar isso para alternar em um recurso de anúncio de estilo de oferta. Isso permite que você envie lembretes automáticos, códigos de desconto e muito mais.
A Swish usou isso para promover um desconto de 50% nas lojas 7-Eleven e viu um aumento de 66% nas vendas offline.
Em seguida, você pode escolher seu orçamento e programação.
Seguido pela criação de audiência.
Até chegar aos canais , otimização e exibição na parte inferior.
Um elemento que você deve se lembrar de verificar é como você é cobrado por esses anúncios do Facebook.
O Facebook é complicado e esconde isso na parte inferior.
Etapa 5: escolha o formato do anúncio
Você está na reta final! Na última página da configuração de anúncios do Facebook, você tem a opção de selecionar o formato que deseja estruturar seu anúncio para os usuários.
É aqui que seu conhecimento do tipo de anúncio acima é útil!!!
Etapa 6: fazer upload de criativos
Agora, você pode fazer upload de sua mídia e adicionar uma cópia do anúncio e um URL da página de destino.
Etapa 7: selecione os idiomas
Se você for uma empresa global ou uma empresa local que fala outros idiomas (considerando turistas com celulares em outros idiomas, por exemplo), convém adicionar suas próprias transcrições aos seus anúncios.
Etapa 8: configurar parâmetros de rastreamento e URL
Este último passo é o passo mais importante. Você quer sempre acompanhar seus dados e selecionar um parâmetro de URL para entender como seus anúncios estão convertendo e o que está motivando os usuários a clicar.
A publicidade no Facebook está apenas começando
Devido aos crescentes processos judiciais direcionados aos anúncios do Facebook e à posição da Apple sobre segurança, o Facebook procurará mais maneiras de gerar receita.
Fique atento aos anúncios do Grupo do Facebook. O Facebook os testa silenciosamente desde o final de 2019. E seu anúncio de US$ 10 milhões no Super Bowl foi dedicado aos grupos do Facebook.
Sinto o cheiro de um novo tipo de anúncio assando no forno.
Com um impulso maior para a experiência do usuário e mais ações judiciais, o Facebook vai abandonar lentamente as principais opções de segmentação. Mas com isso vem mais opções de anúncios e um maior direcionamento para o vídeo.
Até que tenhamos mais informações do Facebook, as empresas devem continuar trabalhando para entender seus clientes e a melhor forma de envolvê-los.