15 razões pelas quais sua empresa precisa absolutamente de SEO

As marcas precisam de SEO primeiro, pois é a maneira mais viável e econômica de entender e alcançar clientes em momentos importantes.

Este ano, a necessidade de SEO atingiu um nível recorde. À medida que os consumidores migraram em massa para o online, até as empresas mais tradicionais perceberam que precisam acelerar a mudança para o digital.

O SEO é a maneira mais viável e econômica de entender e alcançar os clientes em momentos importantes.

Muitas marcas e empresas sabem (ou pensam que sabem) que precisam de SEO para suas propriedades digitais e os benefícios que obterão com o trabalho de SEO implementado em seu nome.

O SEO certamente melhorará a visibilidade e a capacidade de pesquisa geral de um site, mas que outro valor real ele oferece?

Por que o SEO está crescendo em importância do jeito que está?

Essas 15 razões devem oferecer alguma clareza, sobre por que as empresas precisam de SEO para levar sua marca ao próximo nível, independentemente do setor ou do tamanho da empresa.

1. A pesquisa orgânica geralmente é a principal fonte de tráfego do site

A pesquisa orgânica é uma parte importante do desempenho do site da maioria das empresas e um componente crítico do funil do comprador, que por fim, faz com que os usuários concluam uma conversão ou engajamento.

Como os profissionais de marketing sabem, o Google possui uma parcela significativamente maior do mercado de buscas do que concorrentes como Yahoo, Bing, Baidu, Yandex, DuckDuckGo e muitos, muitos outros.

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Isso não quer dizer que todos  os mecanismos de buscas não contribuem para a visibilidade de uma marca – eles contribuem. Só que o Google possui uma parcela considerável do mercado de busca geral.

No entanto, é um líder claro e, portanto, suas diretrizes são importantes a serem seguidas.

Mas a parte restante do mercado pertencente a outros motores também é valiosa para as marcas. Isso é especialmente verdadeiro para marcas em nichos verticais, onde os mecanismos de pesquisa de voz, visual e vertical desempenham um papel essencial.

O Google, sendo o site mais visitado do mundo (e especificamente nos Estados Unidos), também é o provedor de e-mail mais popular globalmente, com mais de 1 bilhão de usuários.

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca e mais de 2 bilhões de pessoas o acessam pelo menos uma vez por mês.

Sabemos que uma clara maioria do mundo com acesso à Internet está visitando o Google pelo menos uma vez por dia para obter informações.

Ser altamente visível como um recurso confiável pelo Google e outros mecanismos de pesquisa sempre funcionará a favor de uma marca. SEO de qualidade e um  site de alta qualidade  levam as marcas até lá.

2. SEO cria confiança e credibilidade

O objetivo de qualquer SEO experiente é estabelecer uma base sólida para um site bonito, com uma experiência de usuário limpa e eficaz, facilmente detectável na pesquisa, graças à confiança e credibilidade da marca e de suas propriedades digitais.

Muitos elementos estabelecem autoridade em relação aos mecanismos de pesquisa como o Google.

Além dos fatores mencionados acima, a autoridade é acumulada ao longo do tempo como resultado de aspectos como:

  • Ligações naturais
  • Comportamento positivo do usuário.
  • Sinais de aprendizado de máquina.
  • Elementos e conteúdo otimizados na página

Mas estabelecer essa autoridade fará mais por uma marca do que a maioria, se não todas, outras otimizações digitais.

O problema é que é impossível construir confiança e credibilidade da noite para o dia – assim como na vida real. A autoridade é conquistada e construída ao longo do tempo.

Seguir as diretrizes E-A-T (expertise, authoritativeness, and trustworthiness // experiência, autoridade e confiabilidade) do Google é fundamental para garantir resultados bem-sucedidos.

Estabelecer uma marca como uma autoridade exige paciência, esforço e compromisso e depende de oferecer um produto ou serviço valioso e de qualidade que permita que os clientes confiem em uma marca.

3. SEO é a melhor forma de entender a voz do consumidor

Desde a compreensão das mudanças macro do mercado até a compreensão da intenção do consumidor em detalhes granulares, o SEO nos diz o que os clientes desejam e precisam.

Dados e formatos de SEO – falados ou verbais – nos dão sinais claros de intenção e comportamento do usuário.

Ele faz isso de várias maneiras:

  • Dados da consulta de pesquisa.
  • Análise SERP.
  • Dados analíticos e insights de IA.

4. Um bom SEO também significa uma melhor experiência do usuário

A experiência do usuário se tornou a prioridade número um de todo profissional de marketing. Todo mundo quer melhores classificações orgânicas e visibilidade máxima. No entanto, poucos percebem que a experiência ideal  do usuário  é uma grande parte para chegar lá.

O Google aprendeu a interpretar uma experiência de usuário boa ou desfavorável, e uma experiência de usuário positiva tornou-se um elemento fundamental para o sucesso de um site.

A Atualização de experiência de página do Google é algo que os profissionais de marketing de todos os setores precisarão aderir e faz parte de seu foco de longa data na experiência do cliente.

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Os clientes sabem o que querem. Se eles não conseguirem encontrá-lo, haverá um problema. E o desempenho vai sofrer.

Um exemplo claro da construção de uma experiência sólida do usuário é como o Google se tornou cada vez mais um mecanismo de resposta que oferece os dados procurados diretamente nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa).

A intenção é oferecer aos usuários a informação que eles procuram em menos cliques, de forma rápida e fácil.

O SEO de qualidade incorpora uma experiência positiva do usuário, aproveitando-a para trabalhar a favor de uma marca.

5. SEO local significa maior engajamento, tráfego e conversões

Com a ascensão e o domínio crescente do tráfego móvel,  a pesquisa local  tornou-se uma parte fundamental do sucesso das pequenas e médias empresas.

O SEO local visa otimizar suas propriedades digitais para uma vizinhança específica, para que as pessoas possam encontrá-lo de maneira rápida e fácil, colocando-as um passo mais perto de uma transação.

As otimizações locais se concentram em bairros, vilas, cidades, regiões e até mesmo estados específicos para estabelecer um meio viável para as mensagens de uma marca em nível local.

Os profissionais de SEO fazem isso otimizando o site da marca e seu conteúdo, incluindo citações e  backlinks locais, bem como listagens regionais relevantes para o local e o setor de negócios ao qual uma marca pertence.

Para promover o engajamento localmente, os profissionais de SEO devem otimizar o painel do Knowledge Graph de uma marca, sua  listagem do Google Meu Negócio e seus perfis de mídia social como um começo.

Também deve haver uma forte ênfase nas avaliações de usuários no Google, bem como em outros  sites de avaliações  como Yelp, Trip Advisor (entre outros), dependendo do setor.

6. O SEO afeta o ciclo de compra

A pesquisa está se tornando um elemento crítico de SEO, e a importância da pesquisa em tempo real está crescendo.

Usar táticas de SEO para transmitir suas mensagens para bons negócios, produtos e serviços inovadores e a importância e confiabilidade do que você oferece aos clientes será um divisor de águas.

Sem dúvida, também impactará positivamente o ciclo de compra quando feito corretamente.

As marcas devem ser visíveis nos lugares em que as pessoas precisam delas para que uma conexão digna seja feita. O SEO local aumenta essa visibilidade e permite que os clientes em potencial encontrem as respostas e as empresas que as forneçam.

7. O SEO está melhorando constantemente e as melhores práticas estão sempre sendo atualizadas

É ótimo ter táticas de SEO implementadas no site de uma marca e em suas propriedades digitais. Ainda assim, se for um compromisso de curto prazo (restrições orçamentárias, etc.) e o site não for reavaliado consistentemente ao longo do tempo, atingirá um limite em que não poderá mais melhorar devido a outros obstáculos.

A forma como o mundo das buscas evolui (basicamente a critério do Google) requer monitoramento constante para mudar, ficar à frente da concorrência e, esperançosamente, na página 1.

Ser proativo e monitorar mudanças significativas no algoritmo sempre beneficiará as marcas.

Sabemos que o Google faz milhares de alterações de algoritmo por ano. Fique muito para trás, e será difícil voltar!

Os profissionais de SEO ajudam a garantir que isso seja evitado.

8. Entender o SEO ajuda você a entender o ambiente da web

Com o ambiente em constante mudança que é a World Wide Web, pode ser um desafio acompanhar as mudanças à medida que elas ocorrem.

Mas  ficar no topo do SEO  inclui estar a par das principais mudanças que estão ocorrendo na pesquisa.

Conhecer o ambiente da web, incluindo as táticas usadas por outras empresas e concorrentes locais e comparáveis, sempre será benéfico para essas marcas.

9. SEO é relativamente barato e muito econômico

Claro, custa dinheiro. Mas todas as melhores coisas custam, certo?

SEO é relativamente barato no grande esquema do ecossistema digital, e a recompensa provavelmente será considerável em termos de benefício de uma marca para o resultado final.

Este não é um custo de marketing; este é um investimento empresarial real.

Implementação de SEO exemplar é o que vai segurar a água nos próximos anos. E, como a maioria das coisas na vida, só será melhor com mais atenção (e investimento) que receber.

10. SEO é RP (Relações Públicas)

SEO ajuda a construir patrimônio de longo prazo para sua marca. Um bom ranking e um posicionamento favorável ajudam a elevar o perfil da sua marca.

As pessoas pesquisam notícias e itens relacionados, e ter uma boa estratégia de SEO e RP significa que sua marca será vista.

Ter uma boa experiência do usuário em seu site significa que suas mensagens serão ouvidas e seus produtos ou serviços serão vendidos.

O SEO não é mais um canal isolado, portanto, a integração com conteúdo e relações públicas ajuda no alcance e reconhecimento da marca junto com outros resultados.

11. SEO é uma estratégia de longo prazo

O SEO pode (e esperamos que tenha) um impacto perceptível no primeiro ano de ação, e muitas dessas ações terão um efeito que dura mais de vários anos.

Conforme o mercado evolui, sim, é melhor acompanhar de perto as tendências e mudanças .

Mesmo um site que não teve um monte de recomendações intensas de SEO implementadas, melhorará com as melhores práticas básicas de SEO sendo aplicadas em um site honesto com uma experiência de usuário decente.

E quanto mais tempo, esforço e orçamento de SEO comprometidos para um site, melhor e mais potente será o site, frente aos seus concorrentes.

12. SEO é quantificável

SEO é quantificável.

Embora o SEO não ofereça o mesmo ROI fácil de calcular que a pesquisa paga, você pode medir quase tudo com rastreamento e análise adequados.

O grande problema é tentar conectar os pontos no back-end, pois não há uma maneira definitiva de entender a correlação entre todas as ações.

Ainda assim, vale a pena entender como ações específicas devem afetar o desempenho e o crescimento, e esperamos que isso aconteça.

Qualquer bom SEO terá como objetivo essas melhorias, portanto, conectar os pontos não deve ser um desafio.

As marcas também querem saber e entender onde estavam, onde estão e para onde estão indo em termos de desempenho digital, especialmente para SEO quando têm uma pessoa/empresa sendo paga para executar em seu nome.

Também não há melhor maneira de mostrar o sucesso do SEO. Mas, é claro, todos sabemos que os dados nunca mentem.

13. SEO traz novas oportunidades à luz

SEO de alta qualidade sempre encontrará um meio de descobrir e alavancar novas oportunidades para que as marcas não apenas sejam descobertas, mas também brilhem.

Oferecer SEO de qualidade para marcas significa submergir uma equipe de SEO em tudo que é aquela marca. É a única maneira de realmente comercializar uma marca com a paixão e a compreensão que seus stakeholders têm por ela: tornando-se um stakeholder.

Quanto melhor uma marca for compreendida, mais oportunidades surgirão para ajudá-la a prosperar. O mesmo pode ser dito sobre SEO.

Novas oportunidades com SEO hoje podem surgir de várias maneiras – desde oferecer conteúdo, oportunidades digitais e sociais até ajudar nas estratégias de vendas, produtos e atendimento ao cliente.

14. Se você não está na primeira página, não está ganhando o clique – especialmente com resultados de clique zero

O SEO está se tornando um jogo de soma zero, pois a SERP de clique zero mostra a resposta diretamente no topo de um resultado de pesquisa do Google.

A  intenção de pesquisa do usuário  é satisfeita sem precisar clicar em nenhum link de resultado de pesquisa real.

Não é nenhum segredo no mundo do SEO que, se você não estiver na página 1, provavelmente não estará matando o jogo de busca orgânica.

Um estudo recente mostra que as três primeiras posições do ranking de busca orgânica resultam em mais de 50% de todos os cliques, enquanto até 30% de todos os resultados nas páginas 1 e 2 não são clicados.

O que isso significa?

Três coisas:

  • Os resultados de zero clique vencem.
  • Se você não está na página 1, você precisa estar.
  • Ainda há muitos casos em que um usuário digita uma consulta de pesquisa e não consegue encontrar exatamente o que está procurando.

15. SEO sempre estará aqui

Os consumidores sempre desejarão produtos e serviços online, e as marcas sempre procurarão a maneira mais econômica de fazer isso.

Embora o papel do SEO possa mudar e as estratégias mudem, novos caminhos estão constantemente se abrindo por meio de diferentes pontos de entrada, como voz, aplicativos, wearables e Internet das Coisas (IoT).

De acordo com a Comserve.Inc, os mecanismos de pesquisa de última geração alimentados por redes neurais profundas e aprendizado de máquina devem explodir em valor de mercado, de US$ 14,9 bilhões em 2019 para US$ 55,7 bilhões em 2025.

Novas oportunidades de pesquisa orgânica sempre surgirão.

Conclusão:

O papel do SEO se expandiu significativamente nos últimos anos.

Em particular, o SEO ajuda os consumidores quando precisam, e a implementação de SEO robusto e de qualidade no site de uma marca e nas propriedades digitais beneficiará as marcas e seus esforços de marketing.

O SEO tem seus desafios, mas as oportunidades que ele traz ajudam o sucesso à prova de futuro para qualquer tipo de negócio e são fundamentais para a presença da marca na web agora e no futuro.

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